Projeto & Metodologia    # INICIATIVA

CM =  Redução de Custos + Ganho Produtividade +   Capacitação Técnica

O Clube de Manutenção parte do princípio que o uso estável dos Sistemas de Informação, Programas de Entretenimento, Aplicativos de uso Profissional ou Doméstico, requer o perfeito funcionamento do microcomputador utilizado como estação de trabalho.  Além das diversas instabilidades inerentes ao próprio Sistema Operacional Windows provenientes de erros de código de software  - Bugs, a cada dia surgem novas ameaças tais como Vírus, Spywares e todo tipo de Malware  eletrônico. O acesso constante à Internet eleva o risco de comprometimento do micro, e todos estes fatores são ainda agravados pelos diversos problemas provenientes da degradação do Sistema Operacional (S.O.) Windows, os quais são também  decorrentes do uso contínuo do mesmo.  Imagine tudo isso sem a realização de manutenção adequada !

 

Inevitavelmente, o resultado da deterioração do Windows e da contaminação por Pragas Digitais são a queda da performance do computador e a Redução de Produtividade do posto de trabalho. Certamente, comprometendo o uso de qualquer programa que “roda” sob o S.O. Windows.  Perda de Dados, Prejuízos, as vezes intangíveis, assim como o aumento dos custos decorrentes de manutenção e paralisação são bastante comuns.

Por atuarmos essencialmente como especialistas no segmento de Consultoria de Infra Estrutura e Governança, estamos atentos aos pré-requisitos de Manutenção e Gestão do Hardware e do Software que “compõem” os computadores.  Este foco nos levou a consolidar nosso comprometimento com o agregado de componentes que assegura o retorno dos investimentos em TI, elaborando e "publicando", em regime de acesso gratuito, esta estratégia de apoio técnico que alia orientações, dicas e, sobretudo, disponibiliza os programas freeware de manutenção, homologados e isentos de qualquer malware. 

Veja uma amostra da situação no Link para uma antiga lista de programas sabidamente com Spyware: =>

 http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=326449

 

  Bugs http://pt.wikipedia.org/wiki/Bug

 

    -  Virushttp://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador  

   

    -  Spyware http://pt.wikipedia.org/wiki/Spyware 

   

    -  Malwarehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Malware     

 

    -  TI :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_de_informa%C3%A7%C3%A3o 

 

 

 

Projeto & Metodologia    # OBJETIVOS

Como Assegurar Estabilidade e Longevidade

para o Sistema Operacional (S.O.) do

Computador ?

 

Após  instalado e atualizado corretamente, os Sistemas Operacionais (S.O.), na maioria das vezes, se mostram estáveis.   Entretanto, seu uso constante acarreta, ao longo do tempo,  queda de desempenho e deterioração da estabilidade.     Isso acontece em função de eventos tais como:  A interrupção ou picos de energia repentinos, execução de tarefas de instalação e remoção de programas utilitários e aplicativos, o desligamento forçado por travamentos do Sistema decorrentes das flutuações dos programas e dos mais que conhecidos Bugs do Windows. 

     

Ao longo do tempo, o arquivo de Registros do Windows cresce exponencialmente. Além disso,  a plataforma de S.O. Windows é bastante vulnerável à infinidade de componentes de hardware que  não obedecem fielmente os padrões e normas definidas pelas organizações que regem as especificações.  Em parte, isso se deve ao fato de que  boa fatia do parque de computadores instalado no Brasil é de equipamentos montados - Clones, que  muitas vezes se utilizam de componentes de hardware com Drivers de software -  programas de controle do dispositivo instáveis e/ou incompatíveis.   No entanto a degradação da performance será minimizada se algumas tarefas básicas de manutenção forem periodicamente realizadas.  Um dia a re-instalação do S.O. será necessária.  A idéia é prolongar a “vida útil” do mesmo corrigindo antecipadamente, sempre que possível, as seqüelas responsáveis pelas oscilações que comprometem a produtividade e, gradativamente,  levam a paralização do micro.

 

Concluindo,  o  contínuo funcionamento do computador depende diretamente da Manutenção de Software e Hardware (limpeza preventiva).  Consulte as informações técnicas em nosso web site e faça o Download de algumas ferramentas freeware de correção.  Boa Sorte e Bom Trabalho.

 

    Bugshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Bug

 

    -  Clones :  http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_PC_compat%C3%ADvel  

 

    -  Drivers : http://pt.wikipedia.org/wiki/Driver_de_dispositivo  

 

    -  Arquivo de Registro do Windows : http://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_do_Sistema

 

 

Projeto & Metodologia    # PROPOSTA

 

A Equipe do CM é composta por Profissionais de Tecnologia da Informação com muitos anos de experiência prática em Projetos, Instalações e Manutenção de Infra Estrutura de TI.  Nossa vivência em consultoria e administração de recursos de T.I. alia o suporte adicional de um time de analistas de informática detentor de diferentes skills, consolidados por suas diversas especializações técnicas e certificações fidedignas.   Para nós a estabilidade dos recursos computacionais não se conquista de forma passiva, é determinante dedicar algum tempo à um check-list eficaz que relacione e apoie a gestão das tarefas de manutenção essenciais.  É tudo uma questão de administrar, priorizar e alocar o  tempo, visão para compreender a relação entre os "custos" e "benefícios" do que deve ser feito, em termos de manutenção de computadores, quando objetivamos reduzir custos e maximizar produtividade.

 

Nosso ponto de vista consiste em gerenciar os recursos inerentes ao computador, pessoal ou profissional, de forma responsável e consciente; assim como cuidamos de um veículo que carece de manutenção regular.  Seja uma tarefa diária, semanal, mensal, anual ou eventual.  Sem essa gestão a ferramenta computador torna-se um "inimigo", um recurso pelo qual vamos desenvolver aversão, insegurança e angústia. Com poucas exceções constatamos que: Por um lado, o usuário "leigo" não efetua a manutenção necessária já que desconhece as inúmeras implicações decorrentes dessa falta de manutenção periódica; e, no outro extremo, os profissionais da área de TI em geral, já sabem de tudo isso, muito embora, em sua maioria, não exerçam com efetividade o Agregado de Tarefas de Manutenção dirigido à Custos, Produtividade, Capacitação  e  a  Governança de recursos.

 

Precisamos nos comprometer com um tipo de responsabilidade que faça a diferença. Se você se importa com Custos de Manutenção, Travamentos do micro nos momentos mas infortúnios, Paralizações, Perda de Dados, e toda a calamidade digital cotidiana que assola os usuários de computador, domésticos ou profissionais; "Inverta o jogo",  realize a Manutenção Adequada.  Siga as orientações técnicas do CM; Use o Micro com Atenção e Responsabilidade, Tome os Devidos  Cuidados  e , sempre que possível Realize os Procedimentos Básicos Complementares.

 

O mundo está cada vez mais competitivo, o que já foi considerado como Prazo de Entrega, hoje é tratado como Tempo de Resposta.   Um computador que não funciona de forma confiável restringe nossas possibilidades de produção, comunicação e entretenimento.

" Mudamos de cara ...! "

Cartilha Técnica CM

Os 10 Problemas do Usuário Windows:

 

1. MALWAREs Eletrônicos - Virus, Spywares, etc. ; (Segurança, Privacidade e Estabilidade)

 

 

2. ATAQUES efetuados por invasores externos - crackers ;  (Segurança, Privacidade e Estabilidade)

 

 

3. Sistema Operacional Windows sem ATUALIZAÇÕES ; (Segurança, Estabilidade e Desempenho)

 

 

4. Disco Rígido (HD) FRAGMENTADO ou com ERROS ;  (Desempenho e Estabilidade)

 

 

5. Registro do Windows com Erros e Inconsistências + Excesso de "LIXOS": Arqs. Temporários ;  (Estabilidade e Desempenho)

 

 

6. Hardware sem MANUTENÇÃO PREVENTIVA Física ;  (Estabilidade, Desempenho e Segurança)

 

 

7. Perda de Informações por Falta de BACKUP - Cópia dos DADOS e ARQUIVOS em geral ;  (Segurança e Contingência)

 

 

8. DOCUMENTAÇÃO Inexistente ou Incompleta - INVENTÁRIO HW/SW, Configurações e Drivers ;  (Apoio e Governança)

 

 

9. Inexistência de Monitoramento do Tráfego de Rede Local e Internet em Tempo Real ;  (Apoio Estratégico)

 

 

10. Desinformação Técnica e Falta de Conhecimentos de Apoio ao Uso Consciente das Tecnologias ;  (Governança)

MANTENHA SEU MICRO FUNCIONANDO

 MANUTENÇÃO DO SISTEMA

Com alguns passos básicos você pode manter o seu Windows funcionando, reduzindo a incidência dos travamentos e instabilidades que muitas vezes ocorrem nos momentos mais críticos do trabalho. Portanto elaboramos uma espécie de check-list http://media.wix.com/ugd/1a99e3_575ce04b7f4041f2bf628d9f6038f8b4.pdf ) para execução e gestão das tarefas básicas de Manutenção do Sistema. O Check-list ou Guia de Tarefas CM, cobre "tudo aquilo" que consideramos determinante em termos de manutenção de computadores que se utilizam da plataforma de S.O. Windows. Alinhamos Ferramentas e Procedimentos técnicos que em sua totalidade agregam valor e se caracterizam por sua simplicidade, gratuidade e eficácia.  Agregando Limpadores de Registro e "Lixos" do Windows  (limpeza dos “lixos” gerados automaticamente em decorrência de seus processos intrínsecos),  Antiírus, AntiSpywares, Backup, Inventário de Hw e Sw, Monitor de Link, entre outros, com um conjunto de informações (formato .PDF) que suportam a metodologia como um todo. 

 

Precisamos  nos proteger dinamicamente de uma série de pragas digitais que assolam o universo web, cada vez mais "poluído" de Spywares - programas os quais espionam os seus hábitos de navegação e os enviam para empresas de propaganda, as quais de posse dessas informações os Servidores de Marketing lotarão a sua caixa postal eletrônica com os indesejados SPAMS. A ampla categoria de Malware se estende desde leitores de teclado - key loggers, Sites falsos (em geral bancos), até os Vírus de alta periculosidade tais como:  BackDoor e Trojans, os quais transformam os micros em “zumbis”  através da "instalação de programas" que  garantem o controle remoto do computador pelo invasor.  O fato é que a média mundial estima que, a cada hora, 10 mil "novos" micros tornam-se "Zumbis" !

 

 

 

 

 

Outra dica essencial diz respeito a atualização do seu S.O. Windows original. A aplicação dos programas de correção - Service Packs, pode ser feita de algumas maneiras; automaticamente pelo S.O. Windows, ou ainda através do acesso eventual ao Web Site de atualização da Microsoft:  www.windowsupdate.com  para verificar a disponibilidade de atualizações.  E muita atenção, cuidado com o acesso e navegação na Internet, use um Antivírus confiável, de preferência, com um firewall de entrada. Estes são fatores essenciais à estabilidade e segurança.  Tente compreender que mesmo com as proteções (programas de segurança) adequadas, o acesso à web  sites de entretenimento deve ser muito criterioso.  Web Sites de download de jogos, música, vídeos, pornografia, etc., possuem conteúdos que além da grande audiência têm em comum o alto risco de "contaminação" por pragas digitais.  Devemos entender que "metade" é proteção através de programas e a "outra metade", tem haver com a responsabilidade comportamental de uso do micro pelo  usuário aliado as tarefas complementares de Manutenção, tais como: Preventiva de Hardware, Backup, Inventário, etc.   Os programas de segurança não protegem o micro, por exemplo, de uma formatação de HD (disco rígido), quando um determinado arquivo - "baixado" pelo usuário -  é executado e traz essa função embutida, disfarçada.  Se o programa é executado localmente com as permissões do administrador do micro (usuário mestre) será um desastre.  Não confie em quaisquer fontes de download de programas e arquivos em geral.  Questione o porque do conteúdo gratuito  de determinados web sites, sobretudo aqueles com excesso de publicidade.   Aspectos sócio-comportamentais como abrir e-mail de remetentes desconhecidos, com assuntos atraentes,   "aqueles" com boas novas tais como: “Você quer ficar rico...”, “Parabéns, você foi sorteado..”, ”Alguém que te ama te enviou um cartão ...”, etc.  Não seja tolo...  Não caia nessa!!!

 

Faça de conta que a Internet é um ambiente com facetas similares ao "11 de setembro" e você está em NY, portanto qualquer informação não solicitada ou não esperada deve ser imediatamente descartada; Ela pode conter um tipo de  "Antraz digital".   Cada vez mais os conceitos de responsabilidade profissional e governança computacional vêm tornando-se parte da realidade das empresas. Prevenir é sempre mais barato que remediar.

 

   Spyware :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Spyware

   -  SPAM :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam

   -  Malwarehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Malware

   -  Key Loggerhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Keylogger

   -  Virushttp://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador

   -  Backdoorhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Backdoor  

   -  Trojan http://pt.wikipedia.org/wiki/Trojan

   -  Service Packhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Service_pack  

   -  PC Zumbihttp://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador#Estado_Zumbi

   

IMPERDÍVEL: Redes Zumbi, Ataques BOTNETS => Vídeo Olhar Digital

 

                     http://olhardigital.uol.com.br/video/44090/44090 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
CM-Cartilha-Tecnica-WEB-P1.JPG